Quem somos nós

Criado em 1994 pela professora e diretora teatral Mírian Walderez Oliva de Abreu,  iniciou-se pela capacitação de alunos que se destacavam nas aulas de teatro, oferecidas nos cursos de instrumento e canto do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez /CELF - Montes Claros/MG. O grupo desenvolve projetos artísticos, de pesquisa e treinamento  para capacitação dos seus atores. Desde 2006 integra o MTG (Movimento de Teatro de Grupo/MG) com o objetivo de ampliar suas relações artísticas e profissionais com outros grupos de teatro e de partilhar lutas frente às políticas públicas culturais. Em 2009 se desvincula do CELF – instituição de grande importância para o grupo -  com proposta de profissionalização e organização de um espaço próprio e outras necessidades para o trabalho em teatro de grupo. Busca para promoção de seus projetos artísticos e sociais parcerias diversas e participação em editais de leis, prêmios e programas de fomento à cultura. Dentre os objetivos estabelecidos no seu estatuto, pretende:  
O grupo tem hoje como desafio maior agregar artistas que se interessam pelo trabalho coletivo do teatro em grupo e que acreditem em viver e fazer teatro longe dos grandes centros urbanos. Escolham produzir teatro em Montes Claros,  interior de Minas gerais. Produzir teatro aqui, para aqui, ali, acolá e para o mundo. Artistas formados ou em formação, pessoas que queiram com simplicidade e honestidade “Fazer Teatro”.


DIRETORA ARTÍSTICA: MIRIAN WALDEREZ

Mestra em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia - UFBA.  Professora do Curso de Artes/ Teatro no Departamento de Artes do Centro de Ciências Humanas- CCH da Universidade Estadual de Montes Claros/MG - UNIMONTES, atuando como professora de Interpretação, Encenação, Improvisação e jogos teatrais, Processo pedagógico do Ensino de Teatro, Arte Educação, Cultura Popular, Semiologia e Crítica do espetáculo teatral ; Coordenadora Didática do Curso de Teatro - 2007 à 2009; Coordenadora de projetos de extensão cultural na área de artes no "Projeto Luz Cidadão do Futuro", área de teatro no "Projeto Arte e Convívio"(parceria Unimontes e Prefeitura Municipal), coordenação das oficinas de iniciação teatral para crianças e jovens do Projeto TU - Teatro Universitário e professora de teatro no Programa da Idade da Prata - Terceira Idade.
Professora de Teatro e Expressão corporal no Conservatório estadual de Música Lorenzo Fernandez de 1993 à 2009, onde iniciou e fundou o Grupo Teatral Olho de Gato( hoje independente do Conservatório), tendo trabalhado na estimulação, iniciação e formação de vários atores atuantes hoje no próprio grupo, na cidade de Montes Claros , em Belo Horizonte e outras cidades do Brasil.
Diretora Artística da Associação Grupo Teatral Olho de Gato desde 1994 em diversas montagens cênicas e projetos culturais e educativos, atuando como preparadora de atores, encenadora, atriz e produtora.
Tem experiência com ensino do teatro em todos os níveis da educação básica em escolas públicas e particulares, em espaços de ação sócio-culturais, com teatro para terceira idade, formação e atualização de atores e encenadores, formação de professores de teatro, assessoria pedagógica em projetos que envolvam teatro-educação, processos de montagens de espetáculos teatrais, animações e produção cultural.